top of page

APPALOOSA: Conheça sobre essa raça de cavalos

  • Foto do escritor: Farmbr Progress
    Farmbr Progress
  • 25 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de dez. de 2022


A raça Appaloosa, também conhecida como “Cavalo dos índios”, tem sua origem na América do Norte no século XIX, selecionada pela tribo dos Nez Perce, às margens do rio Paloose, daí a origem do nome. Nesses primórdios, os cavalos foram selecionados pela sua pintura característica, em que ocorre a incidência de uma manta branca na garupa do animal, podendo se estender por todo o corpo, dando características peculiares à raça.

Apesar de inicialmente ser selecionado por sua pintura, hoje a Associação registra animais denominados sólidos, sem as manchas características, que devem passar por um controle genético – análise de ácido desoxirribonucleico (DNA) ou tipagem sanguínea – e são chamados de Appaloosa CG.

A sociedade preservadora da raça só foi fundada em 1938, havendo ainda muita liberalidade no registro de animais, porém para desfile, exposições, carreira, os animais devem possuir a pelagem típica e todas as qualidades de um bom cavalo de sela, principalmente para vaqueiro.

Só em 1968 foram registrados mais de 10.000 animais, ocupando o 3° lugar em expansão, logo depois do PSC. Sua pelagem esquisita de cavalo “de índio” chama realmente a atenção do público.

Foi introduzido no Brasil na década de 1970, possuindo hoje mais de 23.000 animais registrados e 450 criadores por todo o país.

PAÍS DE ORIGEM

América do Norte

CURIOSIDADES


Além das características peculiares da pelagem, outras particularidades são encontradas na raça Appaloosa, como despigmentação ao redor dos olhos, além da esclerótica branca evidente (área ao redor da córnea), despigmentação ao redor do focinho, cascos rajados e despigmentação na genitália, observadas em machos e fêmeas.

NOME DA RAÇA

Appaloosa

ALTURA NA CERNELHA

Média de 1,50 m

TEMPERAMENTO

Dócil

Sua criação no Brasil

A raça Appaloosa é criada no Brasil desde a década de 60. Surgiu com os índios

norte-americanos que viviam na região do rio Pallose. Eles capturaram diversos cavalos dos conquistadores espanhóis, selecionando os de pelagem malhada, por serem mais atraentes. Como eles viviam em regiões muito frias, e por isso migravam muito, os cavalos foram naturalmente selecionados, restando os mais fortes e resistentes. Essa raça era mais utilizada pelos índios Sioux, Kiowas, Comanches e Cheyenes. Tempos depois, a raça foi melhorada, cruzando-se com o Quarto de Milha e em doses menores com o Puro Sangue Inglês e como Árabe.

Características da raça - O equídeo Appaloosa tem a conformação muito semelhante à do Quarto de Milha.


A maior característica dessa raça é a pelagem, que apresenta pintas pequenas ou manchas escuras, distribuídas irregularmente, com maior frequência sobre o lombo e a garupa, embora elas possam aparecer em outras regiões do corpo.

As pintas brancas do Appaloosa são diferentes das dos outros cavalos, pois resultam de uma despigmentação da pele.

Quanto ao peso, o Appaloosa macho tem aproximadamente 600 kg e a fêmea peso em torno de 500 kg.

A altura do Appaloosa macho, em média, é de 1,52 m e a fêmea 1,50 m.

Com relação às pelagens, observa-se qualquer fundo básico sobre o qual se apresentem as pintas, que podem ser claras ou escuras, para contrastar.


Os equinos da raça Appaloosa têm as seguintes aptidões:

- Provas de trabalho;

- Corridas de curta distância;

- Enduro; e

- Lazer.

A raça Appaloosa é muito dócil, tem bom valor de mercado e grande aceitação devido a sua pelagem exótica.

Por Silvana Teixeira

Fontes: CPT e Vetsmarte

Foto Reprodução

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2 Post

Siga-nos

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • TikTok
© Copyright®farmbrprogress®

©2025 Por Farmbr Progress. Todos os direitos reservados.

bottom of page